Os focos de incêndio no Pantanal, avançam para região do Forte Comibra, entre Corumbá e Porto Murtinho, a situação mobiliza os militares do Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro. Os dados mostram que já foram destrúidos pelas chamas mais de 120 mil hectares, do bioma.
De acordo com as informações só nestes primeiros dias de novembro foram contabilizados 376 focos de incêndio. O Inpe, inclusive informou que Corumbá é a cidade com mais ocorrência.
Nesta segunda-feira em reunião emergencial o secretário da Semagro, Jaime Verruck, comandante do Corpo de Bombeiros, Joilson Alves do Amaral, coordenador da Defesa Civil, Cel.Catarinelli estiveram reunidos em Campo Grande (MS), onde foi discutido o planejamento da Operação Pantanal 2.
Ainda de acordo com o Cel.Joilson os militares do Corpo de Bombeiros de Brasília chegam nesta terça-feira (5), onde irão ajudar os combates no Pantanal. Mato Grosso do Sul fechou outubro com 2.310 focos de incêndios florestais detectados, maior número para o mês desde 2002, quando foram registrados 2.586.
Na última sexta-feira (1º), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu emergência por causa dos incêndios florestais em Aquidauana, Bonito, Corumbá e Miranda. Os municípios haviam entrado no decreto baixado pelo governo do Estado para declarar a situação, em setembro deste ano.