"Game of Thrones" nunca teve pudor em matar seus personagens – e deixou isso claro desde a primeira temporada, em que o herói Ned Stark (Sean Bean) foi cruelmente decapitado. O final da quinta temporada, exibido no último domingo (14), não foi diferente: o público se despediu de vários personagens, incluindo um protagonista querido, em um dos finais mais sangrentos da série até agora.
A principal perda foi a de Jon Snow (Kit Harington). O jovem comandante da Patrulha da Noite enxergou a ameaça muito real dos Outros, mas acabou se tornando extremamente impopular entre seus subordinados ao trazer os selvagens para dentro da Muralha, com o intuito de ter um exército que pudesse enfrentar os mortos-vivos. Ele foi vítima de uma emboscada e acabou esfaqueado por vários de seus irmãos da Patrulha. Mas quem deu o golpe final, em seu coração, foi o pequeno Olly (Brenock O'Connor), que teve os pais mortos por selvagens.
A perda foi muito sentida pelos fãs da série nas redes sociais. E para completar a tristeza, o ator Kit Harington afirmou em entrevista à revista "Entertainment Weekly" que não irá voltar à série. Apesar disso, existem várias teorias quanto ao real destino do personagem, já que George R. R. Martin, o autor dos livros "As Crônicas de Gelo e Fogo", declarou, em 2011: "Oh, vocês acham que ele está morto? Meus leitores deveriam saber que não dá para levar nada como verdade absoluta".
Veja o que mais aconteceu no final:
Cersei faz sua penitência
Cersei (Lena Headey) confessou ao Alto Septão que teve um caso extraconjugal com o primo, Lancel Lannister, e, depois de ter os cabelos cortados, teve de caminhar nua pelas ruas de Porto Real, enquanto era hostilizada por populares. Ao chegar ao castelo, machucada, ela foi recebida por um renovado Montanha (Hafthor Julius Bjornsson), que jurou um voto de silêncio até que todos os inimigos da rainha fossem mortos.
Stannis perde tudo
Quem também não teve um destino feliz foi Stannis Baratheon (Stephen Dillane). Depois de sacrificar sua única filha, Shireen (Kerry Ingram), sua mulher, a rainha Selyse (Tara Fitzgerald), cometeu suicídio, e metade de seus combatentes desertou, assim como a feiticeira Melisandre (Carice van Houten). Ele conseguiu fazer seu exército chegar a Winterfell, mas foi massacrado pelas tropas dos Bolton.
Como se não fosse o suficiente, após a batalha, ele foi encontrado por Brienne (Gwendoline Christie), que jurou matá-lo para vingar a morte de Renly Baratheon (Gethin Anthony), de quem era Guarda Real. Brienne fez Stannis confessar que foi o responsável pelo assassinato do irmão e o sentenciou à morte – mas o corpo de Stannis não foi mostrado em cena, o que em "Game of Thrones" sempre dá margem para dúvidas.
Sansa e Theon escapam
No castelo de Winterfell, aliás, Sansa (Sophie Turner) conseguiu escapar do quarto em que é mantida presa por Ramsay (Iwan Rheon), e foi até a torre acender a vela que sinaliza que está em perigo. Pena que Brienne não viu o sinal, justamente por estar atrás de Stannis. Ao retornar para o castelo, Sansa deu de cara com Theon (Alfie Allen) e Myranda (Charlotte Pope), amante de Ramsay, que ameaçou atirar uma flecha em sua direção. Para alegria dos fãs, Theon impediu a ação e empurrou Myranda do alto da passarela em que os três se encontravam. Em seguida, ele e Sansa pularam os muros do castelo.
Myrcella é envenenada
Em Dorne, Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) conseguiu permissão levar Myrcella (Nell Tiger Free) de volta a Porto Real. No barco, ele tentou contar para a jovem que era seu verdadeiro pai, mas foi surpreendido quando ela disse que já sabia sobre ele e Cersei e que estava feliz por tê-lo como pai. Seria um final feliz para pai e filha, se Myrcella não tivesse começado a sangrar pelo nariz e caído nos braços de Jaime – ela foi vítima de um beijo venenoso de Ellaria (Indira Varma), que apareceu em cena tomando o único antídoto para a substância.
Daenerys é cercada por dothraki
Daenerys (Emilia Clarke) voou para longe com o dragão Drogon. E, ao caminhar pela região, acabou cercada por um grande exército dothraki. Ela jogou no chão um anel, na esperança de ser encontrada. Tanto Jorah (Iain Glen) quanto Daario (Michiel Huisman) saíram em busca da rainha de Meereen, enquanto Tyrion (Peter Dinklage), Missandei (Nathalie Emmanuel) e Verme Cinzento (Jacob Anderson) ficaram responsáveis por governar a cidade.
Arya fica cega
Arya (Maisie Williams) se disfarçou como uma jovem prostituta para ter acesso a Meryn Trant (Ian Beattie) e o matou, como vingança. Mas Jaqen (Tom Wlaschiha) explicou para ela que as máscaras do Deus de Muitas Faces são como veneno para aqueles que não estão prontos – e ela acabou perdendo a visão.