Veículos de Comunicação

ELEIÇÕES 2024

Saiba quem são os prefeitos eleitos nas macrorregiões de MS

Dos quatro municípios, apenas Campo Grande segue com votações para o 2º turno

Prefeitos foram eleitos em três, das quatro macrorregiões do estado - Foto: Montagem/Redes Sociais
Prefeitos foram eleitos em três, das quatro macrorregiões do estado - Foto: Montagem/Redes Sociais

Três municípios das macrorregiões de Mato Grosso do Sul já possuem o cargo de prefeito definido para a gestão a partir de 2025. As cidades de Dourados, Três Lagoas e Corumbá já elegeram seus novos prefeitos, enquanto Campo Grande é o único município do Estado com mais de 200 mil eleitores que segue com a disputa política para o 2º turno.

Dourados

Em Dourados, na região sul, o candidato Marçal Filho (PSDB) foi declarado vencedor pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) com 60.418 votos, o que representa 50,05% dos votos válidos. A vice-prefeita eleita é Gianni Nogueira (PL).

Muito obrigado aos douradenses. Essa foi a maior votação de um prefeito na história de Dourados, mais de 60 mil votos. Eu sei como agradecer, vou trabalhar muito por um atendimento melhor na saúde, pela educação, infraestrutura, mobilidade urbana e por tudo“, disse Marçal em post nas redes sociais.

Marçal é empresário, advogado e possui vasta experiência política. Agora eleito em Dourados, ele já atuou como deputado federal, deputado estadual e foi vereador do município por dois mandatos (1992 e 2016).

O segundo colocado nas eleições municipais de Dourados foi o atual prefeito Alan Guedes, do PP, que teve 34.027 votos, o equivalente a 28,19%.

Três Lagoas

Na capital da Costa Leste, Três Lagoas, a apuração das urnas foi rápida, e a Justiça Eleitoral anunciou a vitória do candidato Cassiano Maia (PSDB) por volta das 17h40. Cassiano recebeu 38.076 votos, o que corresponde a 68,61% do eleitorado três-lagoense. A vice-prefeita eleita é Vera Helena Arsioli Pinho (PP).

Tenho certeza de que vamos conseguir trabalhar em conjunto com a sociedade e com o governo do Estado e federal para garantir recursos para a nossa cidade. O meu legado é dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento, com mais saúde, educação e investimentos“, afirmou Cassiano.

Cassiano, de 48 anos, é médico ginecologista obstetra e nasceu em Três Lagoas. Já atuou como secretário de Finanças, Saúde, Meio Ambiente, Esportes e Secretário-Geral. Além disso, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas.

O candidato Ruy Costa (DC) foi o segundo mais votado, com 28,88% do eleitorado, somando 16.027 votos.

Corumbá

O maior município da região pantaneira elegeu Gabriel Alves de Oliveira, o Dr. Gabriel (PSB), como próximo prefeito. O candidato recebeu 28.394 votos em Corumbá, o que corresponde a 56,74% do eleitorado do município. A vice-prefeita eleita é Bia Cavassa (PSDB).

“Eu vejo essa eleição como uma eleição da liberdade, foi um voto da liberdade. Chega de ameaças, de perseguições que soubemos que ocorria. Temos é que trabalhar pelo desenvolvimento da cidade, unir forças aqui dentro e fora para melhorar Corumbá. Agora é hora de emoção, mas ainda vamos parar um pouco e organizar a equipe, que vai ser e melhor equipe que a cidade já teve”, afirmou o candidato eleito na Capital do Pantanal.

Gabriel é médico e já concorreu a cargos políticos anteriormente, sendo eleito vereador em Corumbá em 2016. Em 2020, disputou as eleições municipais e ficou em terceiro lugar. Em 2022, concorreu para deputado estadual e ficou como suplente.

Na disputa eleitoral pela prefeitura, o segundo colocado foi Luiz Antônio Pardal, do PP, que teve 10 mil votos, o equivalente a 21%.

Campo Grande

Na capital do Estado, nada está definido. Pela primeira vez na história, duas mulheres irão disputar a Prefeitura de Campo Grande no 2º turno das Eleições Municipais de 2024. Os eleitores da capital sul-mato-grossense voltarão às urnas em 27 de outubro para escolher entre as candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União).

Com 100% das urnas totalizadas, Adriane Lopes conquistou 140.913 votos (31,67% dos votos válidos). Já Rose Modesto recebeu 131.525 votos (29,56%).

A primeira etapa da batalha nós vencemos. Amanhã é dia de começar cedo no trabalho, de ir pra cima. Esse é o momento de sentar e construir novas alianças, para que possamos avançar. Aqui do meu lado está a presidente estadual do meu partido, a senadora Tereza Cristina, e vou deixar as articulações com ela, pela experiência e por ter acreditado em mim desde o início“, disse Adriane Lopes.

A estratégia maior agora é buscar dialogar com todos os eleitores dos candidatos que não chegaram ao segundo turno, apresentar que o nosso projeto é o melhor para Campo Grande. Nosso projeto representa experiência e a mudança que a cidade espera. Vamos dialogar com todos aqueles que entendem que nossa proposta é a melhor para a cidade“, afirmou Rose Modesto.