O Fórum Amcham Avança começou há pouco na Capital com a palestra “Como MS está se preparando para o futuro?”, comandado pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
Segundo Verruck, o planejamento do Governo do Estado para os próximos anos envolve a melhoria da logística para o escoamento das produções. “É o nosso grande foco”. Entre os pontos principais, estão a Rota da Celulose e as ferrovias que cruzam o estado.
O secretário destacou que a obra da Ponte Binacional “está indo muito bem”. As obras, que fazem parte da criação da Rota Bioceânica, estão 60% concluídas.
Além das obras, Verruck afirmou que o desenvolvimento do estado deve estar alinhado com pautas sustentáveis. “Olhar a sustentabilidade do ponto de vista de negócios”.
“Nós temos que ter um agro sustentável e provar que esse agro é sustentável, uma diversificação da base produtiva dentro de uma matriz limpa e uma transição energética sustentável. Isso é fundamental”, complementou.
Atualmente
O cenário atual é positivo em Mato Grosso do Sul, segundo o secretário. Verruck apresentou dados que colocam o estado entre os primeiros do Brasil na produção e exportação de carne bovina e produtos florestais.
De acordo com o secretário, Mato Grosso do Sul é uma “potência agrícola” e se destaca pela agroindustrialização, graças a empreendimentos como Suzano e Arauco. “O jogo da celulose está aqui”.