Veículos de Comunicação

ELEIÇÕES 2024

Sem sinalização, eleitores com mobilidade reduzida não utilizam rampa em local de votação

Na E.E. Maestro Frederico Liebermann, a falta de orientação e tumultos durante a manhã ocasionaram a queda de uma senhora ao subir as escadas

Na porta, à esquerda, fica a rampa de acesso para quem tem dificuldades de subir a escada
Na porta, à esquerda, fica a rampa de acesso para quem tem dificuldades de subir a escada

Na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, na região norte da capital, a falta de sinalização fez com que muitos eleitores não percebessem o acesso à rampa e precisassem utilizar a escada para entrar na unidade de ensino.

A escola faz parte da 36ª zona eleitoral e conta com 13 seções. Cerca de 3.653 eleitores são esperados neste domingo (27).

O local também é onde vota o governador do Estado, Eduardo Riedel, e, nesta manhã, após sua votação, durante uma coletiva de imprensa, um casal de idosos caiu na escada de acesso. Eles chegavam para votar e, felizmente, não se machucaram.

Sempre quero votar, vim cedo com meu esposo e ainda caí. Foi por conta desse tumulto aqui na frente; acho que tem que ter mais espaço pra gente“, disse dona Lídia Falco da Silva, de 74 anos.

Outros eleitores com dificuldades de locomoção também enfrentaram a escada, como Manoel Pereira de Silva, de 66 anos. Usando bengala, ele também utilizou a escada. “Eu voto aqui já há muitos anos, sempre uso a escada; a rampa fica mais pra lá“.

No 1º turno, o local contava com profissionais orientando sobre o acesso à rampa, mas isso não ocorreu neste domingo.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não informou se a orientação ou sinalização será feita no local até o final da votação deste 2º turno, às 16h.