As escolas do Sesi em Campo Grande e Três Lagoas disponibilizaram, a partir desta segunda-feira (26/01), para a comunidade em geral 152 vagas gratuitas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), sendo 62 vagas disponíveis na Capital e 90 na cidade do interior. Segundo a diretora da Escola Edmundo Macedo Soares e Silva, Maria José dos Santos Souza, as vagas são remanescentes das 125 gratuitas destinadas aos industriários.
“Em um primeiro momento nós priorizamos as matrículas para o trabalhador da indústria e a partir desta semana estamos chamando as pessoas da comunidade que deixaram o nome na lista de espera”, explicou Maria José Souza, completando que a abertura para a comunidade não impede que os industriários procurem pelas vagas. “O trabalhador da indústria também pode efetuar a matrícula, nós só não estaremos segurando as vagas, uma vez que há grande interesse de pessoas da comunidade”, justificou.
A situação é a mesma em Três Lagoas, onde foram disponibilizadas 165 vagas e, segundo o gerente Cléber Pacheco de Almeida, quase 45% delas foram preenchidas por trabalhadores da indústria. “Estamos abrindo para a comunidade, mas reforçamos que o trabalhador é o nosso foco, por isso continuamos com o trabalho de divulgação para trazer o maior número de industriários possível”, disse.
As vagas gratuitas disponíveis são para diferentes fases da EJA, que vão da alfabetização até a 4ª fase. As matrículas estão abertas desde dezembro do ano passado, quando foram disponibilizadas 495 vagas em todo Estado, sendo 125 em Campo Grande e Dourados, 80 em Corumbá e 165 em Três Lagoas, com cada unidade organizando o período de matrículas de acordo com as peculiaridades do município.
Em Dourados, começa nesta segunda-feira o período de classificação dos interessados, sendo que eles terão até o próximo sábado (31/01) para fazerem uma avaliação a fim de identificar em que fase da EJA deve retomar os estudos. “Até a semana passada tínhamos 53 inscritos para participar desse processo, que vai identificar em que fase o trabalhador deve retomar os estudos”, explicou a gerente do Sesi de Dourados, Rosilene Moreira.
Já em Corumbá, segundo informações da gerente Rosilene Izivre dos Santos Mosciaro, esta semana será intensificado o trabalho de divulgação, denominado blitz. “Agora estaremos focados nas pequenas indústrias, considerando que as fases da EJA são para alfabetização até a quarta fase”, explicou.
Ensino Regular
Em Campo Grande, as duas escolas do Sesi – Edmundo Macedo Soares e Silva e Maria José Castello Zahran – disponibilizam 240 vagas para os ensinos Fundamental e Médio, restando 129 vagas. Em Corumbá, há 595 vagas, mas 358 já foram efetivadas, enquanto em Três Lagoas das 800 previstas para a Educação Infantil e ensinos Fundamental e Médio foram efetivadas 405 matrículas e já em Dourados já foram matriculados 300 alunos.
As matrículas nas escolas do Sesi estão abertas para os industriários, dependentes e comunidade em geral. No caso dos empregados das indústrias contribuintes do Sistema Fiems e sindicalizadas, a entidade oferece 60% de desconto, enquanto para os funcionários de empresas contribuintes e não sindicalizadas o desconto é de 40%.
Além disso, os industriários de empresas não contribuintes e sindicalizadas têm direito a 30% de desconto e os trabalhadores das indústrias não contribuintes e não sindicalizadas têm 20% de desconto. Os interessados devem procurar diretamente as secretarias das escolas Maria José Castello Zahran e Edmundo Macedo Soares e Silva (Campo Grande), Professor Luiz de Assis França (Corumbá), Professora Neurília de Souza Medeiros (Três Lagoas) e Sesi de Dourados, lembrando que o ano letivo tem início no dia 2 de fevereiro de 2009.
No caso do Ensino Infantil, as matrículas podem ser feitas durante o ano todo desde que exista vaga, enquanto nos ensinos Fundamental e Médio os interessados podem se matricular até o dia 20 de fevereiro, sendo que os alunos de outras escolas poderão se matricular durante o ano todo mediante transferência.
Nas escolas do Sesi/MS, os industriários encontram metodologia diferenciada, com infra-estrutura completa para melhor aprendizado e formação dos estudantes. As unidades dispõem de professores qualificados, laboratórios de informática educacional com acesso à Internet, laboratório de química, física, ciências e biologia, biblioteca escolar, piscinas adulto e infantil, além de quadras poliesportivas.
Quanto à modalidade de ensino, o Sesi oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II – 1ª a 9ª séries, Ensino Médio Regular, Alfabetização para Jovens e Adultos, além do EJA (Educação para Jovens e Adultos) nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A Escola que faz a diferença para a indústria também dispõe, apenas em Dourados, do Ensino Médio EBEP (Educação Básica Articulada com Educação Profissional), oferecendo aos alunos uma oportunidade de adquirir conhecimento técnico ao mesmo tempo em que freqüentam o curso regular.
Serviço – Mais informações sobre o procedimento de matrícula podem ser obtidas nas unidades escolares do Sesi em Campo Grande (67 – 3365-7861/3325-7646), Corumbá (67 – 3231-6311), Três Lagoas (67 -3521-2557) e Dourados (67 – 3424-4822).