A fábrica de celulose Suzano, com unidade em Três Lagoas, abriu nesta segunda-feira (12), inscrições de processo seletivo para a capacitação de jovens pelo Programa Formare. O objetivo é capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a educação profissional e para o mercado de trabalho. Esta será a primeira turma em Mato Grosso do Sul da iniciativa, que já é realizada nos municípios de Suzano (SP), Imperatriz (MA) e Mucuri (BA).
Para participar do programa, os candidatos devem conferir os pré-requisitos e se inscrever pela internet, entre 12 de julho e 9 de agosto. A prova será online e está prevista para ocorrer entre 20 de agosto e 1º de setembro.
Em Três Lagoas, o Formare ofertará 20 vagas para jovens no curso de Operador de Processo de Produção. Interessados em participar do programa precisam atender alguns pré-requisitos, como ter 18 ou 19 anos completos até 31 de setembro de 2021; ter renda per capita de até um salário-mínimo por pessoa da residência; não ser filho de colaborador (a) da empresa; ter Ensino Médio completo ou estar cursando o 1º ou 3º ano em escola pública; ser morador de Três Lagoas; ter disponibilidade de horário para estudar no período das 8h às 16h (de segunda a sexta, durante o curso) e participar de um processo seletivo que inclui prova de matemática e português.
Dentre os benefícios oferecidos pelo programa, estão a capacitação profissional gratuita com carga horária média de 1.200 horas, uniforme, material escolar e seguro de vida. As aulas, que durante o período de pandemia serão realizadas excepcionalmente em formato virtual, são ministradas por voluntários (as) capacitados (as) pela Fundação Iochpe que compartilham talento e experiência com os/as jovens. Elas estão previstas para iniciar em outubro de 2021 e serão, ao todo, dez meses de curso entre disciplinas práticas e teóricas, proporcionando maior oportunidade de aprendizado e crescimento profissional para o mercado de trabalho.
“Com o Programa Formare, já inserimos cerca de 450 jovens no mercado de trabalho, dos quais 31% trabalham hoje na Suzano”, destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano. De 2005 até o momento, já foram mais de 690 jovens capacitados/as pela iniciativa e 65% estão no mercado de trabalho. Além disso, do total de alunos que passam pelo programa, 67% (466 jovens) continuaram estudando após a conclusão da formação.