Nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul sedia o Encontro dos Coordenadores das Unidades Executoras Locais do Programa Nacional de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).
Esta é mais uma etapa do Promoex que reunirá coordenadores dos 33 órgãos dos Tribunais de Contas Estaduais, da União e dos Municípios. Estão inscritos até esta quinta-feira (12/02), cinqüenta participantes entre coordenadores e conselheiros de todo o Brasil.
O Programa lançado em 2004 ganhou adesão com a assinatura de convênios para sua implementação e execução no ano de 2006. De acordo com o conselheiro presidente Cícero Antônio de Souza, “o objetivo é o fortalecimento do sistema de controle externo, pela integração nacional e modernização dos Tribunais de Contas e visa à melhoria dos níveis de eficiência, eficácia das ações de fiscalização e controle”.
O Promoex está sob a coordenação geral do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), além da participação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Ruy Barbosa (IRB).
Segundo o coordenador da Unidade Executora Local do TCE/MS, Alexandre Augusto Brandes, a Corte de Contas no ano passado, cumpriu entre outras, mais uma das metas estabelecidas no Promoex que “totalizou 800 horas-aulas dos cursos de contabilidade pública, auditoria governamental, finanças públicas, direito administrativo e direito constitucional com a entrega de 180 certificados a servidores”.
As inscrições dos coordenadores das Uel’s estão sendo feitas pelo site www.tce.ms.gov.br. O evento acontece no prédio do TCE/MS, Parque dos Poderes, Bloco 29.