Veículos de Comunicação

Oportunidade

Técnicos europeus ampliam roteiro em MS

Segundo a Superintendência Federal da Agricultura no Estado (SFA/MS), apenas as propriedades de Três Lagoas e Campo Grande estão habilitadas ao mercado europeu

Técnicos europeus ampliam roteiro em MS

Os veterinários europeus que estão em Mato Grosso do Sul para avaliar os Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras), ampliaram o roteiro da visita e incluíram uma terceira propriedade rural, no município de Itaquiraí – distante 400 km da Capital. O grupo chegou ontem, antecipando em um dia a programação, e permanece no Estado até sexta-feira (30), quando segue para Brasília.

Segundo a Superintendência Federal da Agricultura no Estado (SFA/MS), apenas as propriedades de Três Lagoas e Campo Grande estão habilitadas ao mercado europeu. “Eles chegaram com a programação alterada e nela estava a localização geográfica de outra propriedade. Não há justificativa para nós, apenas temos que cumprir o roteiro”, salienta o superintendente estadual Orlando Baez.

Além de Baez também acompanham a missão o responsável pelo Sisbov no Estado, Orazil Baldini, o presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Roberto Bacha, e outros fiscais federais e estaduais. A secretária de Produção (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, deve se juntar ao grupo amanhã.

Roteiro

Especializados em saúde pública, os três técnicos europeus – o belga Andre Evers, o alemão Waltraud Hilde e a espanhola Julia Lopez Soriano – iniciaram hoje pela manhã os trabalhos em Três Lagoas, onde visitam a fazenda União, que inclusive já realizou o primeiro abate para o mercado europeu no ano passado. Ainda na divisa com São Paulo a missão também deve passar na parte da tarde por Andradina/SP.

Amanhã o grupo se desloca para Campo Grande onde visita a fazenda Primavera, na divisa com Nova Alvorada (150 km da Capital). Já na quinta-feira (29) o dia está reservado para visita ao frigorífico Bertin, em Naviraí (360 km da Capital). Saindo daquele município na sexta-feira (30) os técnicos passam pela terceira fazenda, em Itaquiraí, e de lá retornam para Campo Grande quando seguem no final do dia para Brasília.          

Visita ZAV

Semana passada outros dois técnicos europeus estiveram no Estado. Naquela ocasião os veterinários Denôit Salveroche e Georg Czis, ambos especialistas em saúde animal, não só receberam informações detalhadas sobre a Zona de Alta Vigilância (ZAV) como também visitaram agências da Iagro em Campo Grande e Caracol, além de duas propriedades inseridas na ZAV, também no município de Caracol.