Veículos de Comunicação

Maracaju

Temporais deixam 14 municípios de MS em situação de emergência

As chuvas destruíram e danificaram mais de 46 pontes na região Sul do estado

Defesa Civil contabiliza estragos causados pelas chuvas - Assessoria/Defesa Civil
Defesa Civil contabiliza estragos causados pelas chuvas - Assessoria/Defesa Civil

O governo do estado decretou situação de emergência em 14 municípios da região sul após temporais, nas duas últimas semanas. Ao menos 46 pontes foram destruídas e danificadas pelas chuvas, sendo que 18 delas foram praticamente arrastadas por correntezas e enxurradas, conforme levantamento da Defesa Civil do estado.

Além de pontes, diversas rodovias, galerias e dutos também foram destruídos ou danificados parcialmente. As cidades atingidas são Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado são as cidades abrangidas pelo decreto.

Com o decreto, as cidades poderão receber recurso oriundo do Governo Federal para reconstrução de áreas atingidas. Após a publicação, o governo do Estado tem 10 dias para entregar à Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) um requerimento pedindo o reconhecimento federal na situação de emergência dos municípios. Neste requerimento, é informado o valor dos prejuízos.