Ao menos 46 pontes foram destruídas e danificadas pelas chuvas, em diversos municípios de Mato Grosso do Sul. Dezoito delas foram praticamente arrastadas por correntezas e enxurradas, conforme levantamento da Defesa Civil do estado, que contabiliza nesta sexta-feira, 27, os estragos causados pelos temporais registrados durante a semana.
Das 46 pontes, três são de responsabilidade do estado e as outras, das prefeituras. A cidade de Tacurú, por exemplo, foi a mais atingida com este tipo de problema ao ter cinco pontes destruídas. Também foram atingidos os municípios de Naviraí (1), Coronel Sapucaia (4), Caarapó (1), Amambai (10), Sete Quedas (3), Paranhos (1), Aral Moreira (1).
As fortes chuvas também fizeram com que seis municípios da região sul do Estado decretassem situação de emergência devido aos estragos, nesta quinta-feira, 26. De acordo com a Defesa Civil estadual, Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Amambai, Sete Quedas e Paranhos já emitiram o decreto.
O Governo do Estado não descarta a possibilidade de decretar situação de emergência em outras cidades afetadas, como Iguatemi, Caarapó, Juti, Coronel Sapucaia, Japorã, Eldorado e Mundo Novo. Os danos em rodovias estaduais e municipais ainda estão sendo levantados pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil. O levantamento deverá ser divulgado ainda nesta sexta.
As rodovias, MS-295, que liga Tacuru a Iguatemi, e a MS-160, entre Sete Quedas e Tacuru, também foram atingidas. Uma cratera foi aberta com a força da água no quilômetro 1 da MS-160 e no quilômetro 8 da MS-295.