Veículos de Comunicação

TEMPO E TEMPERATURA

Temporal gera caos no trânsito, deixa bairros sem luz e previsão é de mais chuva

Segundo o Inmet, 72 municípios estão sob aviso de tempestade. No extremo Sul do estado, em 12 municípios, os ventos que podem alcançar os 100 km/h

No início do dia, Capital sob névoa úmida,
No início do dia, Capital sob névoa úmida, | Foto: Chris Reis/ CBN -CG

A quinta-feira (10) deve ser de mais chuva, com possibilidade de tempestade em alguns municípios de Mato Grosso do Sul, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Campo Grande amanheceu sob névoa úmida, “a fumaça que encobria a Capital deu lugar à névoa úmida associada a partículas em suspensão, decorrentes da longa estiagem e da névoa seca e isso ainda vai continuar. Precisa ainda mais chuva para acabar isso, e chuva em todo o estado. Só em Campo Grande não resolve“, explicou o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão.

Ontem (9), a tempestade veio acompanhada de chuva de granizo e fortes ventos em algumas regiões da cidade e transformou Campo Grande em um verdadeiro caos. Ruas ficaram alagadas, ao menos 30 bairros ficaram parcialmente sem energia e até o forro da recepção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Jardim Leblon, cedeu por força da água, que invadiu o local, onde quase 50 pacientes aguardavam. O maior shopping da Capital teve o fornecimento de energia interrompido por quase 3 minutos.

Volume de chuva

Segundo Natálio Abrahão, o volume de chuva no bairro Carandá Bosque chegou a 35.6mm; na região da Vila Progresso 46,8mm; enchentes e granizos foram registrados na região Vila Santa Luzia, com 24,2mm e, após granizos na região Jardim Panamá, o volume chegou a 12,2mm.

Ainda de acordo com o meteorologista, foram registradas enchentes nos bairros Taveirópolis, Tiradentes e Pedrossian. O vento atingiu 51,2kmh na região do Imbirussu e 85,2kmh na região do Colégio Militar de Campo Grande. “Foram registrados também na noite desta quarta-feira (10) 2.450 raios em duas horas, algo muito difícil de acontecer“, disse Natálio.

Previsão

Mato Grosso do Sul deve seguir sob tempestade nesta quinta-feira (10). Segundo o Inmet, dos 79 municípios, 72 estão sob aviso de tempestade. No extremo Sul do estado, em 12 municípios, os ventos que podem alcançar os 100 km/h.

As temperaturas podem chegar aos 30ºC. Em Corumbá, a máxima deve ser de 36ºC; Coxim, 34ºC; em Três Lagoas, máxima de 33ºC; Campo Grande deve registrar 31ºC ; Porto Murtinho, 28ºC; Dourados e Ponta Porã, 26ºC de máxima.

Retornos

Sobre a situação na UPA, por meio de nota, a a Secretaria Municipal de Saúde informou:

“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que ainda nesta quinta-feira deve se posicionar sobre os prejuízos da chuva nas unidades de saúde da Capital, mas antecipou que o atendimento na UPA Leblon já está sendo realizado normalmente.”

Sobre a interrupção de energia em alguns bairros da cidade, a concessionária de energia elétrica enviou a seguinte resposta:

O forte temporal registrado, na noite de ontem (09/10) na Capital, com mais de 220 mil descargas atmosféricas, afetou drasticamente a rede elétrica, ocasionando a interrupção no fornecimento de energia em alguns bairros da cidade. Isso porque, a intensidade dos ventos lançou galhos de árvores e objetos sobre a rede elétrica, além do rompimento de cabos.

A Energisa acionou o seu plano de contingência, imediatamente, e aumentou o número de equipes no trabalho de alta complexidade para restabelecer a energia o mais rápido possível.

Os bairros parcialmente atingidos foram: Jardim São Lourenço, Pioneiros, Parque Residencial Rita Vieira, Alves Pereira, Universitário, Tiradentes, Cruzeiro, Chácara Cachoeira, São Francisco, Chácara dos Poderes, Vila Nasser, Jardim Autonomista, Santo Amaro, Jardim dos Estados, Coronel Antonino, Chácara das Mansões ,Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian, Parque do Lageado, Mata do Segredo, Jardim Centro Oeste, Vila Sobrinho, Vila Santo Antônio, Conjunto Residencial Mata do Jacinto, Monte Castelo, Jardim Panamá, Moreninha, Jardim Paulista, Núcleo Industrial, Nova Lima, Conjunto Aero Rancho, Jardim Noroeste, Vila Taveirópolis, Conjunto Jose Abrão e Jardim Seminário.

A Energisa alerta que, diante dessas situações de temporais, pode haver curto-circuito e rompimento de cabos que, ao cair ao solo, podem estar energizados. A orientação é: mantenha a distância. Não se aproxime em hipótese alguma e acione a Energisa.

Em menos de 10 horas, a concessionária já restabeleceu mais de 70% o fornecimento de energia para os clientes”.

E o Shopping Campo Grande:

“Informamos que devido ao temporal desta quarta-feira (09), houve queda de energia e instabilidade nos sistemas temporariamente. A situação foi contornada e o centro comercial voltou a funcionar normalmente”.

CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG