O programa que classifica os municípios em faixas de cores em relação aos casos de Covid-19, o Prosseguir, serviu de parâmetros para que o Estado tivesse dois toques de recolher diferentes. De acordo como decreto 15.604, publicado nesta quinta-feira (11), assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Saúde Geraldo Rezende, o grau de risco que cada cidade apresenta foi determinante para essa alteração.
Na prática, os 49 municípios que estão com melhor desempenho no enfrentamento da pandemia irão usufruir de uma hora a menos de toque de recolher. Ou seja, a restrição de pessoas nas ruas começa às 23h e vai até às 5h. Entre esses municípios estão os cinco na faixa amarela – Coxim, Paraíso das Águas, Rochedo, Jaraguari e Ribas do Rio Pardo – e os 44 na faixa laranja, como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.
Os outros 30 – incluindo Coronel Sapucaia, com bandeira cinza, e 29 com bandeira vermelha – permanecem com toque de recolher às 22 horas. A restrição valerá por 15 dias. Durante esse período fica proibido a circulação de pessoas nas ruas, salvo em razão de trabalho, emergência médica ou urgência inadiável.
Vale lembrar que, além do toque de recolher, continuam proibidas atividades que possam acarretar aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados de uso coletivo entre 12 a 17 de fevereiro.
O Prosseguir traz recomendações de medidas no âmbito da Saúde e Serviços Públicos e Social para nortear os agentes públicos nas ações de combate à propagação da Covid-19. É possível verificar o status de cada município por meio do site da Secretaria de Estado de Saúde (www.saude.ms.gov.br), na opção Prosseguir.
Em Três Lagoas, do início da pandemia até agora, foram registrados 5.893 casos positivos de Covid-19. Desse total, 4.612 pessoas já se recuperaram da doença, e 70 morreram. Atualmente, 1,2 mil moradores estão em tratamento contra a doença.