Entre os diversos impactos do temporal que atingiu Campo Grande nesta quarta-feira (9), está a queda de uma grande estrutura na Avenida Eduardo Elias Zahran. Por volta das 19h, um painel publicitário não resistiu à força da chuva e dos ventos, caindo na esquina com a Rua Professor Xandinho. Após a queda, moradores e trabalhadores da região enfrentam problemas na rede de telefonia e internet.
A empresária Iraci Andrade, que possui um estabelecimento próximo à esquina onde caiu o painel, estava no local no momento do incidente. “A placa caiu e, logo em seguida, o fio da internet também. Foi um susto enorme, o barulho foi muito alto, a placa é muito grande“, afirmou.
Ela também relatou os prejuízos que já está enfrentando nesta quinta-feira (10) devido à interdição das vias em frente ao local onde trabalha.
“Está praticamente fechado. A rua está interditada e os clientes não conseguem chegar até aqui. Estamos sem internet, mas a energia está normal. Também estamos sem telefone. Já desmarquei vários clientes para esta manhã, muitos estão remarcando“, contou.
O trabalho de interdição no local, após a queda da estrutura, começou por volta da meia-noite desta quarta-feira. Profissionais da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) foram até a região e colocaram placas, fitas e cones para sinalizar o perigo, já que a fiação elétrica ainda estava ligada.
“Ontem à noite, equipes da prefeitura, de várias secretarias, estiveram envolvidas no atendimento ao público e trabalharam a noite inteira. Temos cinco equipes nas ruas cuidando dos semáforos, além de quatro equipes do consórcio que ganhou a licitação e uma da Agetran. A Agetran esteve aqui ontem à noite, sinalizou a área, e hoje estamos desde as 6h acompanhando o trânsito“, afirmou o diretor-presidente da Agetran, Paulo da Silva.
O diretor-presidente também comentou sobre a remoção da estrutura. Segundo ele, “Trata-se de uma estrutura de uma empresa de comunicação particular, então precisamos esperar para que seja removida, pois são necessários veículos grandes para isso. O que a Agetran pode fazer é cobrar. Acredito que até o final da noite tudo já esteja normalizado por aqui“.
De acordo com a concessionária de energia do estado, a fiação comprometida pela queda do painel trata-se de redes de telefonia e internet. O abastecimento da energia não foi afetado para os clientes na região.
Trânsito afetado
Ainda durante a manhã desta quinta-feira (10), equipe de reportagem da Rádio CBN Campo Grande verificou pontos da cidade em que semáforos foram afetados após o temporal.
Na Rua Bahia, esquina entre a Rua Abraão Júlio Rahe e Rua das Graças, o semáforo estava desligado, mas o fluxo do trânsito de veículos continuou normalmente.
Já na rotatória da Avenida Rachid Neder, com a Rua 14 de Julho e Rui Barbosa, todos os semáforos estavam intermitentes e o trânsito estava caótico. O fluxo de veículos na região é grande nas primeiras horas do dia e parte da estrutura da calçada também foi afetada e pedras ficaram na pista.
Na mesma região, em um ponto mais a frente, em rotatória da Rachid Neder com a Avenida Ernesto Geisel, o acúmulo de galhos e troncos de árvores acima do córrego mostram a altura e força que a água passou pelo local. O trânsito também seguiu sem alterações.
Em ambos os locais haviam viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) acompanhando o andamento do trânsito.
A Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos (Sisep) informou que equipe está realizando limpeza na Av. Rachid Neder.