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Tratamento

Três Lagoas pode estar com 100% de esgoto em até três anos

ETE Souza Dias terá capacidade de tratar 100 litros de esgoto bruto por segundo

Consumidores recorreram ao Procon em busca de soluções - Arquivo/JPNews
Consumidores recorreram ao Procon em busca de soluções - Arquivo/JPNews

Três Lagoas conta, atualmente, com uma cobertura de 88% de tratamento do esgoto produzido na cidade. Em até três anos, segundo a Sanesul, a previsão é de que a cidade alcance a universalização da cobertura de esgoto com a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto, Souza Dias (ETE Souza Dias), localizada no Distrito Industrial. Com mais esta ETE, a cidade terá em atividade três ETE’s de Tratamento de Esgoto. A ETE Planalto, a ETE Jupiá e a ETE Souza Dias.

Nova ETE
A ETE Souza Dias terá capacidade de tratar 100 litros de esgoto bruto por segundo. No planejamento da obra, também consta a execução de 1.140 metros de emissário. O recurso para a obra é de RS 14,5 milhões e do Orçamento Geral da União (OGU).
As obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto estão 28% concluídas. 

“A gente sabe que quando o assunto é obra, pode acontecer alterações com o cronograma, mas dentro da perspectiva da empresa, temos a expectativa de que no período de até três anos, a cidade deve estar universalizada em esgoto”, diz o gerente Regional da Sanesul em Três Lagoas, Adilson Bahia. 

Um município do porte de Três Lagoas, com abastecimento de água adequado e esgotamento sanitário com 100% de cobertura, é uma exceção, seja a nível do estado de Mato Grosso do Sul ou de Brasil.

Atendimento
No objetivo de esclarecer reclamações registradas no Procon de Três Lagoas por parte de consumidores insatisfeitos, a Sanesul busca, junto ao órgão, solucionar os problemas. Segundo a empresa, o objetivo é solucionar os protocolos das reclamações, recebidas durante o ano de 2020 que se estendem ao ano de 2021.

Entre as reclamações mais comuns está a cobrança indevida nas contas mensais de água. “Temos nosso atendimento ao público por meio de canais telefônicos e virtuais, além de 11 guichês, fora um supervisor e um advogado para atendimento ao público. Então buscamos estreitar o relacionamento com o Procon para avaliar todo tipo de reclamação”, declara o gerente da Sanesul no município. 

A empresa vem mantendo contato com o órgão de defesa e proteção do consumidor. “À princípio, esclarecemos nossos procedimentos para atender o cliente, seja para conta de alto consumo, acima da média, ou qualquer outro tipo de situação, em prol de atender bem  os consumidores. claro que sempre respeitando o procedimento da empresa”, expressa Adilson. 

Ele destaca que atualmente, a empresa consegue atender toda demanda, dentro do prazo específico para cada situação específica, seja nas reclamações, instalação e troca do parque de hidrômetro, reposição de calçadas e outras situações.  

A Sanesul realiza o atendimento presencial ao público, na sede localizada na avenida Antônio Trajano dos Santos, 511 e conta com os canais virtuais por meio do agencia.sanesul.ms.gov.br; WhatsApp (85) 2180 5454; telefone 0800 067 6010 e APP Sanesul Móbile, disponível para Android e IOS.  “É direito do consumidor buscar solução para seu problema, até mesmo pelo Procon”, diz Adilson.