Veículos de Comunicação

ELEIÇÕES 2024

Três pessoas foram presas esta manhã por crimes eleitorais em MS

Ao todo, sete ocorrências foram registradas nas primeiras horas deste domingo

Centro Integrado de Comando e Controle reúne todas as forças de segurança pública do estado
Centro Integrado de Comando e Controle reúne todas as forças de segurança pública do estado | Foto: Fernando de Carvalho/CBN-CG

Durante a Operação Eleições 2024, neste domingo (6), o secretário executivo da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), Wagner Ferreira da Silva, informou que três pessoas foram presas no estado por crimes eleitorais.

Em Paranaíba, um eleitor e um candidato, suspeito de compra de votos, foram detidos por infringirem as regras eleitorais. Já em Água Clara, uma eleitora foi presa por desacato a um promotor de justiça, após tentar interferir no sigilo da votação. “Ela votou e queria verificar se todos estavam votando corretamente, o que gerou o conflito”, explicou o secretário.

Secretário-executivo da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, no Centro Integrado de Comando e Controle

Ao todo, 24 ocorrências foram registradas em todo o estado desde sábado (5). Do total, sete foram na manhã de domingo. Entre as principais infrações, destacam-se o derramamento de material de propaganda próximo aos locais de votação, sendo este o tipo de ocorrência mais comum, com quatro casos registrados.

Apesar dos incidentes, o secretário destacou que o andamento da eleição está dentro do esperado e sem ocorrências graves. “Estamos acompanhando tudo de perto, com uma operação integrada envolvendo as forças de segurança estaduais, municipais e federais. Até o momento, não houve nenhum registro de grande complexidade”, afirmou Ferreira da Silva.

A operação conta com cerca de 2.700 policiais distribuídos em todo o estado, e o Centro Integrado de Comando e Controle, em Campo Grande, monitora todas as ações em tempo real. As forças de segurança pública seguem atentas até o encerramento da votação e apuração dos resultados.

As investigações das ocorrências continuarão após o término da votação, e os casos serão levados à Justiça Eleitoral, que tomará as devidas providências legais.

Centro Integrado de Comando e Controle, reunindo todas as forças de segurança que atua no estado