A umidade relativa do ar em Três Lagoas atingiu 11% na quarta-feira (21) e marcou o menor índice do ano, de acordo com universidade Uniderp, em Campo Grande, ligada ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade está na lista dos índices mais baixos registrados em Mato Grosso do Sul.
O município de Coxim registrou 8% de umidade relativa do ar e lidera o ranking como o pior índice do Estado. Atrás está Campo Grande, com 9%, seguido de Cassilândia, com 10%.
O mínimo desejável de umidade relativa do ar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 60%. Ela classifica em três tipos: estado de atenção (umidade entre 30% e 20%); estado de alerta (umidade entre 12% e 20%) e estado de emergência (umidade abaixo de 12%).
Desde o início da semana, Três Lagoas tem registrado baixas temperaturas após a chegada de onda de frio no Estado. Nesta quinta-feira (22), os termômetros marcaram 9°C, e a temperatura máxima será de 30°C. Além do frio, a população enfrenta o tempo seco, o que gera riscos para a saúde. É preciso manter a hidratação e cuidados diários com a alimentação, prevenção contra a Covid-19 e as doenças do “Inverno”.