O entrevistado desta terça-feira, 18, do programa CBN Campo Grande, foi o médico Rogério Augusto Marques, que é o coordenador do Programa de Atenção Personalizada a Saúde, da Unimed Campo Grande.
Atenção Personalizada à Saúde foca em prevenção, promoção e estímulo ao autocuidado
Pesquisas recentes constataram que a expectativa de vida da população mundial está aumentando a cada novo ano e já que viveremos mais, precisamos redobrar o cuidado com a nossa saúde para chegarmos à melhor idade saudáveis e cheios de disposição.
Há muito tempo, o Sistema de Saúde Suplementar reforça que para evitarmos o adoecimento precisamos focar em prevenção e praticar hábitos saudáveis. Medidas estas que são os pilares no modelo assistencial de Atenção Personalizada à Saúde, amplamente reconhecido na Europa e nos Estados Unidos pelos excelentes resultados à saúde da população local.
O diferencial do modelo é o atendimento personalizado com médicos de referência e equipe multidisciplinar, que conhecem todo o seu histórico, acompanham de perto a sua saúde e planejam o projeto terapêutico conforme suas necessidades.
Ao acompanhar a evolução da saúde de forma integral, os diagnósticos são baseados no ritmo de vida de cada um e na influência dos fatores biológicos de forma individualizada.
Por meio dessa avaliação integral o médico de referência cuida, trata e previne de acordo com cada caso e, quando há necessidade, realiza o encaminhamento a um médico especialista que compartilhará o cuidado e direcionará para o tratamento adequado.
Esse modelo se tornou tendência global, pois potencializa o vínculo entre médico de referência e paciente, estimulando o autocuidado para uma vida saudável e garantindo o cuidado em todas as etapas da vida. Veja entrevista completa.