Seis vagões de um trem da América Latina Logística (ALL), multinacional que explora desde 2006 o transporte ferroviário em Mato Grosso do Sul (e também na Argentina, Chile e Uruguai), carregados com combustível (diesel e gasolina) e caixas de medicamentos, foram apreendidos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), integrado por membros do Ministério Público Estadual, e pelas Polícias Civil e Militar, no fim de semana. Com isso, provavelmente mais um esquema de sonegação de impostos foi desarticulado.
Segundo informações do Ministério Público Estadual, os vagões (alguns com notas vencidas e outros com ausência da nota fiscal) foram todos lacrados e a empresa foi denunciada por crime contra a ordem tributária, além de ter sido preso um funcionário responsável pela verificação das notas.
Conforme apurado no GAECO, cinco vagões traziam óleo diesel e um gasolina, sendo destinatária a BR Distribuidora. Cada vagão tem capacidade para transportar 60 mil litros, totalizando 360 mil litros. A Agência Fazendária do Estado está agora calculando o valor correspondente à sonegação de impostos.
Oportunidade