Nos quatro primeiros dias de inscrição para o Programa Vale Universidade foram recebidos 1.700 registros de 58 municípios do Estado, com uma média de 425 inscrições diárias. O número agradou a superintendência e os coordenadores do programa e reforça as expectativas da secretária de Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Garib, de expandir o benefício a todos os municípios de Mato Grosso do Sul.
As pré-inscrições para o processo seletivo começaram na segunda-feira (12) e vão até o dia 5 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever pela internet, acessando o endereço eletrônico www.setas.ms.gov.br.
A primeira seleção é feita pelo próprio sistema informatizado. “Por esta razão é de grande importância o preenchimento correto dos dados” enfatiza a superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Dulce Maria Martins, responsável pelo programa.
Depois de encerrado o processo inicial, o cadastro dos candidatos é avaliado por uma equipe e após a classificação por renda os alunos pré-qualificados são entrevistados e devem confirmar as informações repassadas com a apresentação dos documentos requeridos.
Posteriormente são realizadas visitas domiciliares para a verificação dos dados informados. O candidato passa, ainda, por uma avaliação final antes da divulgação dos habilitados.
Oportunidade
O Programa Vale Universidade é aberto a estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado com renda pessoal igual ou inferior a 650 reais ou renda familiar até R$ 1,7 mil, que já estejam matriculados no curso, a partir do primeiro semestre. Como benefício, fornece auxílio financeiro no valor de 50% da mensalidade; mais 20% de desconto oferecido pela instituição de ensino – totalizando um abatimento de 70% na mensalidade- para o custeio de alunos que estudam em instituições de ensino superior, públicas e particulares.
Em contrapartida, o beneficiado realiza estágio supervisionado de 20 horas semanais, cumpridas em jornadas de quatro horas diárias em órgãos e entidades da administração pública estadual, municipal, federal ou organizações não-governamentais (ONGs), com prioridade para que a atividade seja desenvolvida na área de estudo escolhida.
O Vale Universidade é voltado para aqueles que ainda não possuem graduação em um curso superior. Quem já conclui um curso universitário não pode se inscrever. O decreto 12.466 e as resoluções com todas as informações sobre o benefício pode ser acessado pelo site da setas (www.setas.ms.gov.br), no link do programa. “O candidato deve estar atento a todas os termos e documentos relacionados no decreto e suas resoluções” afirma Dulce Martins.
No ano passado 70 alunos que recebiam o benefício se formaram e já estão disponíveis para o mercado de trabalho. Com o incentivo, o Governo do Estado busca proporcionar uma oportunidade para o jovem universitário aprimorar sua formação profissional e ter melhores perspectivas de trabalho e renda.