A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) prorrogou até o dia 24 de março a suspensão de visitas presenciais nas unidades penais de Regime Fechado de Mato Grosso do Sul. Esta medida vai de encontro ao período crítico que muitos municípios do estado vêm enfrentando em relação aos casos confirmados de Covid-19, bem como, o alto índice de ocupação dos leitos especializados para o tratamento do coronavírus.
Durante todo o mês as visitas sociais virtuais continuaram como uma alternativa para priorizar o contato familiar durante o cumprimento de pena de homens e mulheres em situação de prisão. Também estão interrompidas as atividades de assistência religiosa e ações das instituições cadastradas nesta autarquia. A suspensão atende diretrizes do Ministério da Saúde, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo em vista a vulnerabilidade da população em situação de encarceramento.
A Agepen mantém os cuidados preventivos nos casos de entrada de novos custodiados, que passam por triagem preliminar. Em casos de suspeita, o interno recebe atendimento médico e é isolado da massa, se necessário. Testagens em massa também vêm sendo realizadas, bem como o isolamento e acompanhamento sistemático do quadro de saúde dos casos positivados.
O novo documento com prorrogação do prazo foi encaminhado aos presídios e unidades assistenciais da Agepen, além de órgãos públicos ligados à saúde, justiça, execução penal e afins para conhecimento.