Veículos de Comunicação

Oportunidade

Vistoria da missão européia na ZAV acontece amanhã

A missão vai vistoriar as ações realizadas na ZAV e permanece no Estado até sábado

Após conhecer as características geográficas do Estado e também o trabalho sanitário realizado na Zona de Alta Vigilância (ZAV), os europeus estão no escritório central da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), onde a reunião segue fechada até o início da tarde. No final da tarde o grupo segue para Caracol e durante essa sexta-feira (23) vistoriam as ações realizadas na ZAV. A missão permanece no Estado até sábado.

Por ocasião da primeira agenda com os fiscais da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS) e também da Iagro, os dois veterinários – o francês Denôit Salveroche e o húngaro Georg Czisra – mostraram-se satisfeitos com o detalhamento do trabalho realizado na ZAV e concentraram suas perguntas finais ao processo de identificação individual dos animais e também a vacinação contra febre aftosa.

Na visita a Iagro nesta manhã, os técnicos tiveram acesso aos documentos relativos aos trabalhos sanitários realizados na ZAV e posteriormente visitaram o Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais e Análise de Alimentos (Laddan).

Já em Caracol, de início está previsto uma visita ao escritório local da Agência. Contudo, segundo o diretor presidente da Iagro, Roberto Bacha, “há propriedades prontas para serem visitadas pelos europeus, se for necessário”.

Sisbov

Um novo grupo chega ao Estado na próxima terça-feira (27) para vistoriar o Sisbov. Formado por três técnicos europeus especializados em saúde pública – o belga Andre Everz, o alemão Waltraud Hilde e a espanhola Julia Lopez Soriano – a missão vai vistoriar as primeiras fazendas já credenciadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) para exportar carne para o mercado europeu. A primeira visita será numa propriedade em Três Lagoas. Na quarta-feira (28) os técnicos seguem para Naviraí, onde visitam o frigorífico Bertin. No mesmo dia o grupo segue para Capital, de onde se deslocam no dia seguinte para a segunda propriedade, entre os municípios de Campo Grande e Nova Alvorada.   

Itinerário

O primeiro grupo segue de Mato Grosso do Sul para São Paulo e posteriormente para Pernambuco, Bahia e Ceará, encerrando a missão em Brasília, no dia 2 de fevereiro. Já o segundo grupo passa pelo Estado e encerra a missão também no dia 2, em Brasília.