Começou nesta quarta-feira (16) em Campo Grande a 8ª Conferencia Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul. Durante três dias, a Conferência debaterá temas relacionados à saúde de Mato Grosso do Sul e a estrutura do SUS, para o desenvolvimento de políticas públicas. A abertura da Conferência foi realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e contou com a participação do médico e representante do Ministério da Saúde, Alfredo Boa Sorte Junior, do secretário de Estado de Saúde Nelson Tavares e representantes do Conselho Estadual de Saúde e dos conselhos de saúde e profissionais dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Com a palestra “Direito À Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”, o representante do Ministério da Saúde, Dr. Alfredo Boa Sorte Junior destacou os esforços da política do SUS em atingir toda a população com a participação das representações sociais. Para o médico, a realização das Conferências é primordial para o desenvolvimento das ações do Sistema Único de Saúde, aumentando a qualidade dos atendimentos oferecidos à sociedade.
“As Conferencias são essenciais para as políticas de saúde e o crescimento do SUS. Podemos compará-las ao que o oxigênio representa para nós, indispensável. Sempre esperamos ótimos debates que tragam soluções para os impasses que encontramos atualmente na saúde e as Conferências tem esta função, trazer à tona assuntos que todos os segmentos da saúde possam discutir soluções. Mato Grosso do Sul está de parabéns por mais este trabalho que reflete diretamente na atuação e qualidade do Sistema Único de Saúde”, o médico.
Para o secretario de estado de saúde Nelson Tavares, a 8ª Conferencia de Saúde aproxima os segmentos sociais nas ações de saúde e no planejamento conjunto à gestão. De acordo com o secretário, a participação dos conselhos é essencial para os trabalhos exercidos pela secretaria voltados à saúde dos municípios.
“A Secretaria de Saúde desde o inicio do ano vem desempenhando um papel destinado a regionalização da saúde. Seja através da Caravana da Saúde, a pactuação com municípios para que sejam feitas cirurgias eletivas e a construção de hospitais regionais em cidades como Dourados e Três Lagoas, sabemos que ainda não são medidas suficientes. Por isso contamos com os resultados que a Conferencia de Saúde traz para a saúde. Este encontro e as suas decisões nos próximos dias serão essenciais para o crescimento na politica de saúde para o Estado”, disse o secretário.
A 8ª Conferencia Estadual de Saúde vai até o dia 18 de setembro e está sendo realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento conta com a parceria do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Sanesul, Conselhos Municipais de Saúde, Ouvidoria e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) que estarão com estandes informativos durante o evento.