Pacientes de Três Lagoas que vão à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) interessadas em fazer exame de raio-x, estão desde sábado (30) sem conseguir passar pelo procedimento. Isso porque o aparelho sofreu avaria, ou seja, está danificado devido ao excesso de uso.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um aparelho que funciona 24h por dia e realiza-se em média, 70 exames radiodiagnósticos. Por conta da alta demanda, os pacientes estão fazendo o exame em outras unidades de saúde, como o Centro de Especialidades Médicas (CEM) ou Clínica de Ortopedia, onde são feitos os exames de raio-x, e retornam para a UPA para prosseguimento do atendimento.
Já os pacientes com traumas e imobilizados são imediatamente transferidos para o Pronto Socorro do Hospital Auxiliadora.
A secretaria informou, por meio de nota, que já está sendo feita avaliação técnica para verificar quais os problemas ocasionaram a avaria e quais as medidas que deverão ser tomadas. “Se for necessário, estaremos também entrando em contato com o técnico do fabricante para que sejam tomadas as devidas providências para este caso”, pontuou a secretária da pasta, Angelina Zuque.