Se não bastasse menstruarmos todos os meses, o processo sempre vem seguido de desconforto e sintomas nem um pouco agradáveis como enjoos, náuseas, dores de cabeça e o pior deles: a cólica.
Em algumas mulheres a cólica menstrual começa antes do fluxo descer. Já em outras, ela é o primeiro sinal de que o fluxo desceu e permanece por todo período, variando, em média, de três a cinco dias.
Conviver com o inchaço e a dor nas pernas durante esses dias é inevitável. No entanto, as cólicas podem ser amenizadas com cuidados e procedimentos bem simples. Saiba como através das nossas dicas.
Banhos com água quente aliviam a dor. Deixe a água cair na região abdominal ou mergulhe em uma banheira. De acordo com pesquisas, o calor aumenta o fluxo na região pélvica, favorecendo o relaxamento dos músculos.
Bolsa térmica
Outra opção é usar a bolsa térmica no abdômen. Coloque um pouco de água quente e posicione da região, permanecendo deitada por alguns minutos. O procedimento ajuda a aumentar a circulação de sangue na região, aliviando a dor.
Massagens
Massagear a região abdominal também ajuda a aliviar as dores provocadas pela cólica. Deitada e relaxada, você mesma pode fazer movimentos suaves na região, ajudando a relaxar os músculos e a ativar a circulação sanguínea. Se preferir, peça ajuda a uma amiga ou procure uma massagista.
Atividades físicas
Embora durante o período menstrual a gente fique sem disposição para nada, as atividades físicas ajudam a amenizar os sintomas da menstruação. Então, exercitar-se por 30 minutos estimula a produção de endorfina, reduzindo a intensidade das dores e relaxando os músculos. Além disso, segundo especialistas, mulheres que treinam com frequência não devem se afastar da academia durante o período pré-menstrual, pois a rotina de exercícios faz com que elas sofram menos com as cólicas durante a menstruação.
Chás
Alguns chás contêm propriedades que agem combatendo o desconforto provocado pela menstruação. Enquanto que o de gengibre tem ação anti-inflamatória e o de canela é analgésico, o de hortelã e o de erva-cidreira são calmantes naturais.