Após confirmações de casos da gripe H1N1, em Mato Grosso Do Sul, a procura pela vacina que protege contra o vírus aumentou em Três Lagoas. Porém, só há uma clínica da rede particular que disponibiliza as doses na cidade, mas os estoques já se esgotaram pelo atendimento da demanda, nos últimos dias.
A chegada de outro lote está prevista para ocorrer a partir do dia 15 de abril e, de acordo com os atendentes do estabelecimento, há uma lista de pessoas já à espera das doses. “Não estamos fazendo agendamentos ou lista de espera porque a demanda é grande. Pegamos apenas o contato da pessoa que procura a clínica e vamos informá-la quando chegar a nova remessa de vacinas”, explicou uma funcionária.
As doses são comercializadas entre os valores de R$ 85 e R$ 120. O primeiro valor se refere à vacina trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B. Paga um pouco mais caro quem quer receber a dose da vacina tetravalente, que além de proteger contra o H1N1, o H3N2 e a Influenza B também protege contra uma segunda cepa da Influenza B.
Na rede pública, as vacinas estarão disponíveis entre os dias 30 de abril e 20 de maio.