Veículos de Comunicação

10

Bebê com gripe A apresenta sinais de melhora

O quadro clínico do menino de apenas um mês que está com gripe A (H1N1) é considerado estável. Ele continua internado em Campo Grande, porém, já saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e continua o tratamento em um quarto comum e não corre risco de morrer. Ele foi diagnosticado no último dia 7 deste mês. Apensar de o bebê ser natural de Nioaque, a doença foi descoberta em Três Lagoas enquanto ele passava alguns dias na casa da avó junto com a mãe.

De acordo com a diretora da vigilância em saúde, Neide Yuki, não é possível confirmar exatamente que a doença tenha sido contraída no município. Mesmo assim, a Secretaria Estadual de Saúde registrou o caso no quadro estatístico de Três Lagoas.

Atualmente, o município registrou 16 casos suspeitos de gripe A. Um foi confirmado e três aguardam o resultado do exame. Em todo o Estado, já foram registrados 236 casos, 97 confirmados e quatro mortes. Outros 15 casos estão sendo investigados. A cidade que mais acumula número de doentes é Campo Grande, com 147 notificações, 75 confirmados, seis em investigação e três mortes. Em segundo lugar está Coxim, com 14 casos suspeitos, quatro confirmados e uma morte. As informações atualizadas foram divulgadas ontem pela Secretaria Estadual de Saúde.

A região Sul do Brasil lidera o número de casos confirmados e óbitos. A Agência Brasil informou ontem que o número de vítimas fatais no Sul subiu para 108, sendo 52 mortes em Santa Catarina, 33 no Rio Grande do Sul e 23 no Paraná. Apesar do número de mortes, o Ministério da Saúde (MS) disse que não existe a possibilidade de um novo surto.

O MS informou ainda que os médicos de todo o país estão orientados a prescrever o Tamiflu aos pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento. O medicamento é mais eficaz nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.