Motoristas de carreta e caminhão que estão circulando pela BR-262, na saída de Três Lagoas para São Paulo, estão sendo abordados para uma ação diferente. Eles recebem atendimento especial de saúde e vários profissionais da área oferecem serviços de forma gratuita, em uma tenda montada no posto fiscal Jupiá. A ação é realizada pelo Sest/Senat em comemoração ao Dia Nacional do Caminhoneiro, celebrado em 30 de junho.
Eles podem aferir a pressão, fazer teste de glicemia, passar por psicólogos e até nutricionistas. São mais de 10 profissionais para o atendimento gratuito, que seguirá até 5 de julho.
Um balanço preliminar de atendimentos revela um cenário negativo da categoria. De acordo com os profissionais, a cada 10 motoristas atendidos na ação, oito apresentaram obesidade. Motoristas com pressão alta também chamam a atenção. São nove a cada 10 atendidos. Inclusive um chegou a passar mal durante o atendimento dos profissionais e foi levado para a Unidade Pronto Atendimento (UPA).
Outro agravante registrado nas rodovias que cortam Três Lagoas é a diabetes. Ao menos 7% dos motoristas apresentaram sintomas.
Confira a reportagem: