Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Carreta do Hospital de Barretos oferecerá exames preventivos

Agendamento das consultas será realizado através das unidades de saúde, até esta quinta-feira

Serão oferecidos exames de mamografia e preventivos - Ilustração
Serão oferecidos exames de mamografia e preventivos - Ilustração

A cidade de Bataguassu receberá, entre os dias 7, 8 e 9 de abril, a Carreta do Hospital do Câncer de Barretos. A ação, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, visa oferecer exames preventivos em combate a diversos tipos de câncer que atinges as mulheres.

De acordo com informações da Prefeitura de Bataguassu,  serão oferecidos na ocasião exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos; e exames preventivos para mulheres de 25 a 65 anos. “Por isso, solicitamos que as mulheres nas respectivas faixas etárias de Bataguassu, Distrito de Nova Porto XV, Reta A1 e Assentamentos que quiserem atualizar seus exames que façam o agendamento nas unidades de saúde em que estão cadastradas até o dia 26 de março”, comentou a secretária de Saúde, Maria Angélica Benetasso.

Maria Angélica lembra que nos dias de mobilização a carreta itinerante ficará instalada na Praça Jan Antonin Bata, conhecida como Praça do Peixe, com atendimento oferecido das 7 às 17 horas. “Salientamos que todas as pacientes agendadas deverão comparecer no dia e horário previstos para a realização dos exames, munidas de documentos pessoais para atendimento. Não há necessidade que as pacientes cheguem no local com muita antecedência, já que terão seus horários agendados ”, frisou a secretária.

A chefe da pasta acrescenta que a realização dos exames anualmente previnem o aparecimento de doenças, em especial, o câncer e por isso, a atividade será oferecida no município. “Queremos conscientizar todas as mulheres de que a melhor forma de se manter longe de determinadas doenças, principalmente o câncer, é a prevenção. Nesse sentido, os exames preventivos são obrigatórios e essa é a intenção da vinda da carreta para Bataguassu. A ideia é fazer com que as mulheres participem, regularizem seus exames e se diagnosticado algum tipo de alteração, que iniciem imediatamente o tratamento”, finalizou.

As equipes do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (Nasf), Vigilância em Saúde, coordenadoria da Saúde da Mulher, entre outras, são parceiras da ação.