Na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Saúde, celebrado na terça-feira, dia 7 de abril, a carreta do Hospital "Antônio Morais dos Santos", conhecido popularmente como Hospital do Câncer de Barretos iniciou o oferecimento de exames preventivos em combate ao câncer, em Bataguassu. Os atendimentos encerram nesta quinta, 9.
A ação está sendo desenvolvida através de parceria da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital do Câncer e Loja Maçonica Cavaleiros do Sul II.
A carreta foi recebida com uma carreata que percorreu várias ruas chamando atenção da população para a mobilização preventiva. O cortejo culminou na praça Jan Antonin Bata (Praça do Peixe), local onde a unidade móvel está instalada.
Na abertura da mobilização, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) e a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso estiveram prestigiando a ação. Estiveram presentes também a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e nutricionista, Juliana Lopes e da coordenadora da Saúde da Mulher no município, enfermeira Aline Abott. Os exames de mamografia são disponibilizados para mulheres de 40 a 69 anos; e os exames preventivos para mulheres de 25 a 65 anos.
Maria Angélica explicou que as mulheres nas respectivas faixas etárias do município, do Distrito de Nova Porto XV, Reta A-1 e Assentamentos interessadas em atualizar os referidos exames puderam realizar seu agendamento nas unidades de saúde para o atendimento na carreta. "A ação é de extrema importância principalmente por se tratar de ações preventivas que visam o diagnóstico precoce das doenças", destacou.
A secretária frisa que de 5 a 10 pacientes por hora mediante pré-agendamento serão atendidas, sendo que em média, serão 54 pacientes por dia no caso de mamografias; e 80 preventivos serão oferecidos com a vinda. "No caso dos exames preventivos, ainda há possibilidade de encaixe, caso alguma mulher queira realizá-lo", informou. Para o atendimento, duas técnicas de raio X, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem do Hospital do Câncer seguem com os trabalhos.
Segundo recomendação dos profissionais de saúde, os exames de mamografia devem ser feitos por mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos; e os preventivos para o público feminino de 25 a 64 anos, uma vez ao ano. "O município também oferece os mesmos exames de forma gratuita através de encaminhamento médico, no caso das mamografias; e os exames preventivos podem ser agendados na unidade de saúde mais próxima", concluiu a chefe da pasta.