O mês já começou e junto as ações de prevenção ao câncer de mama. O Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem Documenta está oferecendo 100 vagas gratuitas para mamografia digital, em parceria com a Fujifilm. O serviço é exclusivo para mulheres acima dos 40 anos que não possuam plano de saúde.
Segundo a gerente da unidade, Regiane Alves, o serviço pretende facilitar o acesso aos exames preventivos. “Este é o segundo ano em que disponibilizamos as mamografias digitais sem custo para a população, uma forma de conscientizar o público feminino sobre os riscos do câncer de mama”, diz a gestora.
A mamografia é reconhecida como exame mais importante para identificar o câncer de mama antes do surgimento dos sintomas. O procedimento permite captar a existência de pequenas lesões que podem sinalizar alguma suspeita da doença.
“O objetivo é, principalmente, o diagnóstico precoce. Um tumor muito grande é fácil de identificar com o exame de palpação, mas um tumor que está começando, que pode se manifestar, por exemplo, com microcalcificações ou distorções arquiteturais, é visto apenas com a mamografia, na maior parte dos casos. Por isso, é um exame de rastreamento e que deve ser feito anualmente”, explica o médico Rodrigo Cândido Rezende, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
As interessadas nas vagas oferecidas devem fazer o agendamento pelo telefone (67) 3323-0450, ou WhatsApp 99937-5403 e 99803-2298, enquanto houver vagas. O Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem Documenta está situado no primeiro andar do Hospital Cassems de Campo Grande.