O ano de 2020 acabou, mas deixou muitas marcas,principalmente nas emoções. Ansiedade, angústia, a dor da perda. Sem falar na depressão que devastou a alma de muitas pessoas. Realmente não foi um ano fácil para ninguém! Mas, será que é possível deixar para trás as frustrações, as dores e fluir pensamentos positivos em 2021, que ainda é um ano cheio de incertezas? Sim, é.
A confirmação vem de psicólogos que garantem que, mesmo em meio a tantas situações delicadas, as pessoas podem obter boas perspectivas desde que estejam dispostas a enfrentar as emoções. “É preciso encarar todas as situações ruins vivenciadas no último ano. Não tentar fugir ou fingir que nada está acontecendo. Olhe para o seu medo, sua ansiedade, angústia, e tente entender o que eles querem dizer para você. Encarar as emoções é a maneira mais fácil de compreendê-las e elaborar todo o processo. É como se fosse uma terapia”, observou o psicólogo Diego Molina.
Avaliar o que foi feito no ano que passou e fazer planos para o novo ano é uma prática comum em toda parte do mundo. Porém, muitas pessoas podem estar desmotivadas por terem planejado várias coisas para 2020, mas que não conseguiram colocar em prática. Por isso, a psicóloga e também coordenadora do curso de Psicologia, Christianne Leduc, destaca que é importante pensar em metas realistas, voltadas ao autocuidado e à saúde mental. “Agora, mais do que nunca, a pessoa deve se atentar aos cuidados consigo mesma. Adotar novos hábitos que vão ajudar no processo. É importante avaliar se há algum sentimento que está se intensificando. Se estiver, deve procurar um profissional”, concluiu.
Confira a reportagem abaixo: