O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, afirmou nesta quinta-feira (24) que a chegada do tipo 4 de dengue ao Rio era uma questão de tempo. Segundo ele, o mosquito já circulava na Venezuela e, por causa do trânsito de pessoas entre o país e o Brasil, era esperado que a doença atingisse a população brasileira.
“O mosquito já existia na Venezuela. Por causa do trânsito de pessoas ente os dois países, a possibilidade dele entrar aqui era uma questão de tempo. No entanto, o tipo 4 não é mais agressivo que os outros tipos de dengue. Não há motivo para pânico”, afirmou.
Na última quarta (23), a secretaria confirmou os dois primeiros casos de dengue tipo 4 no estado. São os primeiros casos deste tipo confirmados fora do Norte ou Nordeste do país. As infectadas são irmãs e moradoras de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Uma delas chegou a ser internada, mas já teve alta. As duas passam bem. Na terça-feira (22), foi confirmado o primeiro caso de dengue tipo 4 no Piauí. A paciente, uma jovem de 17 anos, vive em Teresina. No mesmo dia, a Secretaria de Saúde da Bahia confirmou dois casos de pacientes infectados com o vírus da dengue (DEN-4), em Salvador.
Até então, os registros de casos desse tipo de dengue se restringiam ao Norte do país, em estados como Pará, Roraima e Amazonas.
Estratégia com foco nos detalhes
A secretaria informou que pretende mudar a estratégia para combater a dengue. “A estratégia para 2012 são ações de combate e queremos que os agentes nos transmitam tudo que é observado em uma visita onde existe foco do mosquito. Queremos saber todos os detalhes sobre os focos, para podermos agir”, afirmou o secretário.
Côrtes não descartou a possiblidade de uma epidemia em 2012. “É uma doença tropical. Não posso dizer nem que sim, nem que não”, disse sobre um possível aumento da doença no próximo verão.