Veículos de Comunicação

10

Cidade gaúcha decreta emergência por causa da nova gripe

Barra do Quaraí fica nas proximidades da Argentina e do Uruguai. No domingo, Secretaria da Saúde do RS anunciou mais quatro mortes.

A Prefeitura de Barra do Quaraí (RS) decretou situação de emergência devido à nova gripe. A cidade fica nas proximidades da Argentina e do Uruguai.

O secretário municipal da Saúde, Richard de Souza Generaly, disse ao G1 que ainda não foi confirmado caso da doença na cidade. Ainda de acordo com ele, o município não conta com hospitais e posto de fiscalização sanitária na fronteira. Quem apresenta problemas de saúde é encaminhado a Uruguaiana (RS) ou a uma cidade do Uruguai.

Generaly afirmou que o objetivo do decreto de emergência, que tem prazo de 90 dias, é ampliar o atendimento médico e agilizar, principalmente, ações financeiras, que podem colaborar no tratamento de pacientes.

 Outros municípios gaúchos já tomaram a mesma medida. O primeiro foi São Gabriel. Na ocasião, foram proibidas aulas, missas e atividades que reúnem público. Em Itaqui e Uruguaiana, que ficam em regiões de fronteira, a rotina também foi alterada.

No domingo (19), a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul anunciou mais quatro mortes em decorrência da doença. Em Uruguaiana, foram duas vítimas: uma mulher de 36 anos, que estava grávida de oito meses, e uma menina de 5 anos. Em São Borja, um caminhoneiro que passou pela Argentina não resistiu. Em Santa Maria, morreu um serralheiro de 40 anos.

As informações do governo gaúcho ainda não foram confirmadas pelo Ministério da Saúde, que considera 11 mortes no país. Desse total, sete são do Rio Grande do Sul, três em São Paulo e uma do Rio de Janeiro.