Mais de 12 mil crianças foram atendidas pela Clínica da Criança, unidade especializada da Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (3) e é por lá que os procedimentos são encaminhados para as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).
A clínica possui equipe de profissionais composta por médico pediatra, neuropediatra, psiquiatra infantil, pediatra especialista em atendimento de crianças prematuras e recém-nascidas e otorrino.
Juntamente com essas especialidades médicas, a equipe conta também com os trabalhos de profissionais, como dentista e auxiliar de saúde bucal, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, farmacêutica e duas atendentes de farmácia, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem e duas recepcionistas.
Também oferece o teste do olhinho e, recentemente, passou a ser referência da Vacina Palivizumabe, uma imunização especial, recomendada para prematuros com idade gestacional inferior a 28 semanas com até 1 ano de idade.
Dezesseis crianças prematuras passam por essa imunização e outras quatro estão programadas para esse atendimento especial. “No dia 12 de maio, dia de mobilização nacional de vacinação contra a gripe, a nossa equipe também estará imunizando crianças de zero a cinco anos incompletos, das 8h às 17h”, informou a coordenadora, Alexandra Nunes de Souza.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a Clínica da Criança atende de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 17h e está instalada no prédio da pasta, localizado à rua Egídio Thomé, no bairro JK.