Membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) estiveram reunidos no Auditório do Hospital Municipal, nesta quinta-feira, 9, ocasião em que foi discutida a pauta do 1º Encontro de Secretários Executivos ocorrido na terça-feira, 7, onde foram traçados os procedimentos para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para dezembro em Brasília (DF), entre os dias 1° e 4.
A pauta foi conduzida pela secretária Executiva do CMS, Michelle Novaes, que explicou que, antes da conferência em Brasília, ocorrerão as etapas municipal e estadual.
Conforme informou a prefeitura por meio da sua assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde e o CMS trabalham na organização da participação de Chapadão do Sul na etapa municipal da Conferência, com data ainda a ser definida.
Ficam definidos como membros do Conselho Municipal de Saúde: Pr. Bremmer Klaus Moura da Silva. (presidente), Rodrigo de Moraes Gamba (vice-presidente), Aléxis Garcia Scorza, Antonio Carlos Archilha, Denize Marchi, Gilmara Regina Dacampo, Izabela Honório, João Cristianismo, Jonas Pires Corrêa Junior, Jurcélia Domingos Brito Mateus, Ir. Maria do Rosário Fernandes, Mauricio Bulhões, Nilzete Pereira Martins, Orlando I. da C. Castilho, Rosmary de Campos e Pr. Valdir César dos Santos.
Ainda durante a reunião, foi apresentada pelo contador Denir de Paula, a aprovação do terceiro quadrimestre, das contas públicas de 2014 da Secretaria Municipal de Saúde.
CONFERÊNCIA
Durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, oito eixos temáticos estarão na pauta de discussão com a presença de mais de 4 mil participantes.
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o evento discutirá: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
A expectativa de participação é de 3.248 delegadas e delegados eleitos pelas conferências de base, além 976 convidadas e convidados e 98 atores sociais por credenciamento livre, totalizando de 4.322 participantes.