A Igreja São Judas Tadeus, no Paranapungá, em Três Lagoas, abre as portas à comunidade neste sábado para um mutirão de atendimentos gratuitos com foco na prevenção da tuberculose. O mutirão inicia às 8h e encerra às 12h.
Profissionais da área da saúde realziarão incusive, orientações e teste de glicemia, aferição de pressão arterial. Palestras e rodas de conversa com a comunidade também está na programação. A ação é uma iniciativa da Diocese de Três Lagoas, da prefeitura, Hospital Auxiliadora e faculdades da cidade.
Em Três Lagoas, o número de pessoas estão em tratamento contra tuberculose é considerado alto e gera alerta ao setor da Saúde. Atualmente há 24 pessoas diagnosticadas com tuberculose. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade está acima dos parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde, que define uma média de 10 a 19,99% a cada 100 mil habitantes. Com 12,5%, o município está com indicador alto, mas se empenha em identificar e tratar novos casos.
A pasta informou que, a cada ano, 45 novos casos de tuberculose são registrados no município. O acompanhamento dos pacientes é feito através do Programa Municipal de Controle de Hanseníase e Tuberculose no Centro de Especialidades Médicas (CEM).