A Rede Hemosul, que atende a rede hospitalar de Mato Grosso do Sul, está com estoque em situação de emergência, com baixa em todas as tipagens sanguíneas, principalmente do tipo O-, com apenas 12%.
Desde o início da pandemia as doações de sangue caíram em média 40%, sendo as campanhas internas de grupos de igrejas, amigos, motoqueiros, Exército, ciclistas, empresas e outros, uma das alternativas para manter o estoque da Rede.
A coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, faz apelo para que a população se mobilize, e siga doando frequentemente. “Esses grupos conseguem elevar nossos estoques para continuarmos atendendo o Estado e salvando vidas. Pedimos que a população continue indo em todos as unidades de coleta do Estado, chame seus amigos e continuem essa corrente de solidariedade. Não podemos parar”.
Para doar, é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade precisam estar acompanhados por responsável legal.
As doações podem ser espontâneas, ou agendadas previamente pelos telefones (67) 3312-1516 ou 3312-1529, além do número (67) 9 9298-6316 que atende pelo WhatsApp. Durante a pandemia, todas medidas de biossegurança estão sendo seguidas, como distanciamento entre as cadeiras de espera e doação, álcool gel em locais estratégicos, uso obrigatório de máscara.
Para mais informações acesse o site e as redes sociais do Hemosul (@hemosulms).