Quem poderia imaginar? Pular corda é um ótimo exercício para o emagrecimento, muito recomendado para diminuir a cintura e a circunferência abdominal. Tudo porque aumenta substancialmente a taxa metabólica e a força de contração do centro do corpo (que envolve musculatura do abdômen, quadril e glúteos), além de pernas. Ou seja, é altamente eficaz.
Pular corda também ajuda a melhorar o seu condicionamento para que você tenha melhor desempenho em outras modalidades. Seu sistema cardiorrespiratório passa por adaptações e fica mais eficiente: por hipertrofia do músculo cardíaco ou por aumento do tamanho do ventrículo esquerdo. Resultado: o coração consegue enviar maior volume de sangue para o corpo.
7 dicas pra pular corda:
1. Para começar:
É melhor e mais fácil pular com os dois pés paralelos com saltos contínuos, em vez de curtinhos para criar ritmo. Após ganhar mais agilidade e segurança, intercale os movimentos, pule alternando uma perna só. Praticando, logo chegará a um nível mais avançado.
2. Como aeróbica:
Pular corda é um ótimo trabalho aeróbico. Apenas dez minutos pulando gastam cerca de 120 calorias, 30 minutos gastam 350 calorias e uma hora gasta 750 cal.
3. No intervalo:
A cada três exercícios, salte de 30 segundos a dois minutos, de acordo com seu fôlego para que a frequência cardíaca se mantenha bem alta. Como consequência, seu metabolismo fica acelerado por mais tempo ao longo do dia e a sua cintura mais fininha.
4. Inverta a corda:
Quando você estiver melhor pulando corda para frente, experimente fazê-la em sentido inverso. Comece com a corda à frente dos pés e jogue-a sobre a cabeça, para trás. Pule sobre ela antes que ela atinja os calcanhares.
5. Cruze a corda
Para esse truque, tudo o que você deve fazer é cruzar os braços à sua frente entre cada salto. É preciso prática até conseguir o ritmo certo, mas, uma vez que ele seja alcançado, você poderá seguir alternando entre a corda cruzada e a corda normal, entre cada salto.
6. Crie dificuldade
Quando estiver mais íntima do exercício, tente movimentos mais complexos que envolvem mais músculos, como torcer sua cintura para a esquerda e para a direita quando você saltar.
7. Balanço lateral
E, assim que já estiver craque nas torções, você já pode tentar o balanço lateral. Dobre a corda ao meio enquanto segura as duas alças juntas com as duas mãos. Faça movimentos de “8” deitado no ar, como se usasse a corda como chicote. Balance os quadris para manter o movimento da corda fluindo. Pule através do “X” que a corda forma.