Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Como manter a dieta no final do ano

6 dicas para aproveitar a ceia sem culpa

 - Thinkstock
- Thinkstock

O Natal e o Ano-Novo são sinônimos de festas e muitas guloseimas gostosas e calóricas. As festas, que acontecem próximas à chegada do verão, são grandes inimigas da dieta.

Para aproveitar as festas sem prejudicar a perda de peso, a primeira dica da nutricionista Paula Souza Borges é não fazer dietas loucas antes e depois das festas.

Veja na galeria de fotos seis dicas da especialista para aproveitar as delícias natalinas sem abusos:

Preferência pelo peru: segundo a nutricionista, o peru possui 125 kcal a cada 100 g, contra 160 kcal do tender e 171 kcal do lombo. “Também é importante remover a pele da carne, rica em gordura”, completa.

Não pular refeições: pular refeições para comer à vontade na hora da ceia é um erro comum que deve ser evitado. Além de desacelerar o metabolismo, a prática prejudica o funcionamento do organismo e faz com que as pessoas cometam exageros na hora de comer.

Petiscos certos: enquanto os pratos principais não são servidos, o ideal é beliscar apenas castanhas e frutas. “As opções mais calóricas, como queijos, azeitonas, salames e amendoins devem ser evitadas”, afirma Paula.

Beber com moderação: o consumo exagerado de bebidas alcoólicas também prejudica muito a dieta. A dica da nutricionista é evitar e, na hora do brinde, optar por uma taça de champanhe ou de vinho.

Sobremesas: apesar de os doces serem os grandes aliados da dieta, a dica de Paula é optar pelas versões com frutas ao invés de chocolate e comer apenas um pedaço. “O segredo é lembrar que o segundo e o terceiro pedaço têm o mesmo gosto do primeiro”, diz.

De olho nas sobras: outro conselho da nutricionista é não abusar do consumo das sobras de comida muito comuns nessa época. “Nos dias seguintes, o ideal é diminuir o consumo de açúcar e alimentos gordurosos”, explica.