Veículos de Comunicação

Sputinik

Compra de vacinas é esperança para acelerar imunização em MS

Estado participa de consórcio que prevê aquisição do imunizante desenvolvido na Rússia

Na semana passada, governador e secretário visitaram  fábrica da Farmacêutica - Divulgação
Na semana passada, governador e secretário visitaram fábrica da Farmacêutica - Divulgação

Mato Grosso do Sul, juntou-se ao Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia, e assinou acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), através do Consórcio Brasil Central, para a compra de 28 milhões de doses da vacina Sputinik V. 

Com a previsão de que o imunizante comece a ser entregue no país ainda no primeiro semestre deste ano, a expectativa é de que a vacinação contra a Covid-19 no Estado comece a avançar. 

“Essa compra é muito importante. Assim que chegar essas doses, a quantidade de pessoas imunizadas em Mato Grosso do Sul e, em todos os estados que fazem parte do Brasil Central, vai aumentar”, destacou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). 

O Estado poderá adquirir imunizantes pelo consórcio ou, ainda, através de carta de intenção enviada pelo governo para a compra de 1 a 2 milhões da Sputinik V, conforme anunciado pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende. Outros três imunizantes, entre eles, Coronavac, Pfizer e Johnson&Johson também poderão ser comprados.

Atraso
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu nota técnica na quarta-feira (21), sobre o atraso na entrega de doses da Coronavac, que pode refletir na vacinação contra a covid-19 no Estado.

Com a chegada tardia de insumos para fabricação, o Instituto Butantan somente concluirá a produção na primeira semana de maio.