Veículos de Comunicação

10

Confirmado o primeiro caso de microcefalia em Mato Grosso do Sul

Bebê nasceu em Dourados com a circunferência do crânio de apenas 29 centímetros, segundo Ministério da Saúde

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Ministério da Saúde, nesta segunda, 30 - Rondon Vellozo/MS
Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Ministério da Saúde, nesta segunda, 30 - Rondon Vellozo/MS

O Ministério da Saúde confirmou, nesta segunda-feira, 30, o primeiro caso de recém-nascido com microcefalia, em Mato Grosso do Sul. O fato foi registrado no município de Dourados, onde a criança apresentou o diagnóstico da doença e nasceu com a circunferência do crânio de apenas 29 centímetros.

Os casos suspeitos de microcefalia se caracterizam por bebês que apresentam o perímetro da cabeça igual ou menor a 33 centímetros. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, não foi confirmado se a microcefalia foi provocada pelo zika vírus.

O bebê nasceu há quase dois meses e a mãe teria apresentado os sintomas da doença antes do parto. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, a mulher realiza diversos exames laboratoriais e é acompanhada pela Vigilância Sanitária do município. A mulher esteve recentemente no estado de Rondônia e os laudos médicos ainda passam por análise. 

Relatório divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que foram registrados cinco casos de microcefalia em Mato Grosso do Sul. Até o dia 28, foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia em 311 municípios de 13 estados e no Distrito Federal.

Investigação
Nove casos da doença de zika vírus estão sob investigação no estado, neste ano. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e da febre chikungunya.

Entre os casos suspeitos, quatro foram registrados no município de Corguinho, que possui 4,8 mil habitantes, entre janeiro a novembro deste ano. A Secretaria de Saúde informou que já foram enviadas para diagnóstico diferencial amostras ao laboratório responsável.