Apesar das constantes inovações de tratamentos, o aparelho dentário continua como base de qualquer tratamento em busca de um sorriso mais bonito. Além de corrigir diferentes tipos de má oclusão, os aparelhos são “acessórios de beleza”, assim como os óculos, por exemplo. É essa a razão de haver aparelhos de diversas cores e estilos.
Mas, não se engane: é preciso saber exatamente o tipo de problema e qual aparelho é ideal para cada pessoa, além dos muitos cuidados com manutenção por um especialista.
Adriana Azero – dentista formada em Santa Fé do Sul, em 2003 – afirma que o número de pessoas que usam aparelhos nos dentes cresceu muito também por questões estéticas, mas alerta que o tratamento deve ser levado a sério mais por questões de saúde. Nesta linha, cita casos de abandono de tratamento ou faltas frequentes ao dentista para manutenção, o que atrasa o tratamento e não atinge objetivos pretendidos.
O aparelho dentário deixou de ser apenas só aquele “sorriso metálico”. Hoje, há produtos que, além de resolver problemas nos dentes, contribuem com a estética do paciente.
APARELHO FIXO
Possui a finalidade de “puxar” e movimentar os dentes; não depende muito da “colaboração” do paciente. Adriana explica que aparelhos fixos estão muito mais anatômicos e confortáveis.
APARELHO ESTÉTICO
Fabricados em policarbonato ou safira, é ótima opção para quem busca mais segurança e beleza.
APARELHO MÓVEL
Indicado principalmente para crianças até os 12 anos, é pratico. Sua utilização é indicada após a retirada do aparelho fixo, com a função de manter o alinhamento dos dentes.
EXPANSOR PALATINO
Tipo de aparelho muito recomendado, principalmente para jovens que tenham quadro de mordida cruzada; corrige a largura do céu da boca, igualando com a região posterior.
APARELHOS ALINHADORES
Quase invisíveis, o aparelho é uma opção para quem quer alinhar o sorriso com menos dor e mais eficiência. É feito sob medida e indicado a pacientes que apresentam algum tipo de rejeição ao metal.
APARELHO LINGUAL
Indicado em casos mais simples e com uso por pouco tempo, o aparelho tem a mesma função do fixo e também é quase invisível, já que os baquetes se encontram na parte interna dos dentes. Também é muito indicado para uso em prática de esportes de contato físico, por evitar traumas mais comuns com outros tipos de aparelhos.