A dor nas costas é chata, incômoda, começa na coluna, mas pode irradiar para as pernas e até mesmo para os braços. Segundo a Associação Médica Brasileira, cerca de 80% das pessoas apresentarão dor lombar em algum momento da vida. A grande maioria consegue perceber a melhora dos sintomas depois que é resolvida a causa ou cessa o processo inflamatório. Mas, aproximadamente 2% acabam desenvolvendo transtornos degenerativos do disco vertebral, como a hérnia de disco.
Para entender melhor o que é esse problema, pense que todo órgão ocupa uma cavidade dentro do nosso corpo. A hérnia ocorre quando um órgão extravasa essa cavidade. No caso das hérnias vertebrais, é o núcleo do disco intervertebral que escapa de dentro do anel que o protege, comprimindo os nervos. "O resultado são sintomas como dores, formigamento e diminuição da sensibilidade dos membros inferiores ou superiores", diz o fisioterapeuta Evaldo Bósio, da clínica de fisioterapia especializada Prime (São Paulo). Abaixo, confira alguns hábitos simples para se proteger de uma hérnia.
Mantenha a postura!
Segundo o fisioterapeuta Evaldo Bósio, manter o corpo alinhado é uma forma de prevenir hérnias. Sempre que mantemos uma postura inadequada sobrecarregamos nossa coluna, fazendo com que os discos intervertebrais sofram cargas anormais. É essa pressão a responsável pelo rompimento do disco, que vai ocasionar a hérnia.