Veículos de Comunicação

Campanha

‘Dia D’ contra gripe terá postos de saúde e clínicas abertos neste sábado

Campanha de vacinação contra gripe começou em abril e se estende até 1º de junho; expectativa é imunizar 23 mil pessoas

 - Divulgação/Agência Brasil
- Divulgação/Agência Brasil

Treze postos de saúde e a Clínica da Criança de Três Lagoas estarão de portas abertas das 8h às 17h neste sábado (12), no Dia “D” da campanha nacional de vacinação contra a gripe. O posto de saúde do Distrito do Arapuá também terá expediente. 

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria municipal de Saúde, Humberta Azambuja, a finalidade do dia de mobilização nacional, no dia 12 de maio, é intensificar a vacinação das pessoas que fazem parte deste primeiro grupo prioritário, ou seja, idosos acima de 60 anos de idade, crianças de seis meses a cinco anos incompletos; gestantes em qualquer mês de gravidez; puérperas (mulheres em recuperação após o parto) e professoras, provando, por crachá ou holerite, que estão no exercício da profissão.

Uma equipe volante de vacinação vai trabalhar na feira de hortifutis, na avenida Rosário Congro, no centro, das 6h ao meio-dia.

META

A meta da campanha nacional de vacinação contra a gripe é imunizar 90% da população de risco, residente em Três Lagoas, estimada em 23 mil pessoas. 

Entre essa população estimada, constituída pelos grupos prioritários e que precisam ser imunizados contra a gripe, estão 7.680 crianças, de seis meses a cinco anos incompletos e mais de 10,4 mil pessoas idosas com mais de 60 anos.

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. Mas, durante a campanha serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que, este ano, protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.
A campanha teve início no dia 23 de abril e vai até dia 1º de junho em todas as cidades do país.

PRÓXIMO GRUPO

A vacina continuará disponível às pessoas que pertencem aos grupos iniciais e também será aplicada em adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos de idade, em cumprimento de medidas socioeducativas; presos e servidores do sistema prisional e às pessoas portadoras de doenças crônicas.

“Para essas pessoas, com doenças crônicas, é importante que providenciem, desde já e com antecedência, a receita médica, específica para a vacina contra a gripe”, orientou Humberta.
Segundo a coordenadora do setor de imunização, sem a receita médica em mãos, essas pessoas não poderão ser vacinadas. 

“É preciso que o paciente comprove qual a condição de saúde para receber a vacina”,  ressalta Humberta.

OUTRAS CIDADES

De acordo com Vania Zangrossi, coordenadora do Setor de Vigilância de Paranaíba,  todas as unidades de saúde do município também estarão mobilizadas para vacinação. A estimativa é que sejam imunizadas 12 mil pessoas. Em Aparecida do Taboado a meta de vacinar 4.800 pessoas, de acordo com o secretário de Saúde, Márcio Garcia Galdino.