As complicações causadas pelo diabetes são responsáveis por 9% de todas as mortes registradas na América Latina e no Caribe – cerca de 330 mil pessoas irão morrer em 2010 por causa da doença, de acordo com estimativas da Fundação Mundial de Diabetes e da Federação Internacional de Diabetes.
O levantamento mostra ainda que 6,3% dos adultos da região (18 milhões de pessoas) têm o problema e a expectativa é que esse número cresça 65% em 20 anos, chegando a 30 milhões de pacientes.
Os dados foram apresentados durante a Conferência sobre Diabetes para a América Latina, que acontece em Salvador, na Bahia, até esta sexta-feira (2).
Levando em conta dados de todo o planeta, coletados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), há 285 milhões de casos de diabetes. Isso representa "mais do que dez vezes o número de pessoas que vivem com HIV/Aids no mundo inteiro", diz a organização.
O ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, diz em comunicado que no país, onde 6,4% da população tem a doença, "estamos testemunhando um aumento nas taxas de diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis".