A presidente eleita Dilma Rousseff deve anunciar nesta segunda-feira (20) mais nomes para seu ministério. O atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, deve ser confirmado como o novo ministro da Saúde.
Inicialmente cotado para permanecer nas Relações Institucionais, Padilha, que é médico, foi a opção coringa escolhida por Dilma para a Saúde após a ministra enfrentar problemas na definição da pasta.
Ainda no início da formação do ministério da petista, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou que seu secretário da Saúde, Sérgio Côrtes, havia sido o escolhido de Dilma para o Ministério da Saúde. O anúncio antecipado pegou Dilma de surpresa, e fez ela rever sua opção, desmentindo que já tivesse feito a escolha.
Agora, na reta final da formação do novo governo, um novo nome passou a circular para a pasta: o do ex-ministro Ciro Gomes. Após uma relação turbulenta com Dilma durante a campanha, Ciro já se considerava sem chance de ocupar um posto do primeiro escalão no governo. Dilma, entretanto, passou a procurar o ex-ministro, dizendo que o queria sim, como colaborador próximo.