Cerca de 200 três-lagoenses já estão cadastrados junto ao Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Conforme a responsável pelo setor de captação de doadores, Wânia Nahas, o número corresponde 113 doadores a mais cadastrados apenas em abril, se comparado a março.
Atualmente, a média de coletas e cadastramentos junto ao banco de dados do Redome é de oito por dia. Boa parte dos voluntários já é doadora regular no Núcleo de Hemoterapia, onde o serviço é oferecido.
No entanto, Wânia frisa que, mesmo atingindo a média de 200 cadastros, o número ainda é baixo levando em consideração as chances de compatibilidade: uma a cada 100 mil.
Por conta disto, na próxima semana, o Hemonúcleo irá promover uma grande campanha para conseguir mais doadores em potencial. A mobilização será realizada em dois dias. Na próxima sexta-feira (15), das 13 às 18 horas, e no sábado (16), das 7 às 16 horas, sem intervalo.
O serviço de captação de voluntários acontece em apenas quatro municípios de Mato Grosso do Sul: Campo Grande (pólo), Paranaíba, Dourados e, agora, Três Lagoas. O Hemonúcleo de Três Lagoas fica na rua Manoel Rodrigues Artez, 520 (esquina com a avenida Capitão Olinto Mancini). O telefone de contato é (67) 3522 7959.