Mais uma razão para se ter uma boa noite de sono: dormir uma hora a mais por noite pode ajudar a controlar a calcificação da artéria coronária, um dos principais fatores de risco para doenças do coração.
O efeito, relatado na edição de 1º de dezembro da revista médica "The Journal of the American Medical Association", foi tão forte que os pesquisadores concluíram que uma hora a mais de sono era o equivalente a baixar a pressão sanguínea sistólica de 136 a 120.
“Mesmo sendo uma descoberta intrigante, este estudo por si só não estabelece uma relação causal”, disse Diane Lauderdale, autora e professora-associada de epidemiologia na Universidade de Chicago. “Pode existir algum outro fator que influencie o quanto as pessoas dormem e influencie a calcificação independentemente.”
Os cientistas acompanharam por cinco anos 495 homens e mulheres saudáveis, com idades entre 35 e 47 anos, medindo seus padrões de sono com dispositivos eletrônicos de monitoramento e examinando suas artérias com leituras de tomografia computadorizada.
No geral, o grupo teve a média de 6,1 horas de sono por noite. Mas, após controlar idade, pressão sanguínea, colesterol e outros fatores, aqueles com uma hora de sono a mais todas as noites reduziram seu risco de calcificação em cerca de um terço.