Com o objetivo de combatar ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, as secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos estão cumprindo um rigoroso calendário de recolhimento de pneus descartados por borracharias, postos de combustíveis, oficinas mecânicas e ferro velhos. O calendário de recolhimento foi estabelecido no início deste ano e nos meses de março, abril e maio já foram recolhidos 947 pneus.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a orientação dada aos proprietários dos pneus inservíveis é a de que devem armazená-los em locais protegidos da chuva e onde não haja a possibilidade de acumularem água ou qualquer outro líquido, tornando os pneus potenciais criadouros do mosquito da dengue. No dia determinado pelo calendário, o caminhão da Secretaria de Serviços Urbanos passa nos estabelecimentos e pontos estratégicos cadastrados pelos Agentes de Combate às Endemias recolhendo os pneus. A coleta acontece na primeira sexta-feira de cada mês.
Os dados da Secretaria de Serviços Urbanos apontam que foram recolhidos 352 pneus, em março; 293, em abril; e a coleta mais recente, em maio, contabilizou 302 pneus. Os pneus recolhidos estão sendo armazenados em um galpão da prefeitura municipal, localizado às margens da rodovia BR-158, para depois serem transportados por uma empresa especializada na reciclagem do produto.